segunda-feira, 11 de março de 2013

Dicas de Filmes: Jogos Vorazes



SINOPSE:

Em um futuro distante, depois da extinção da América do Norte, sua população é dividida em 13 distritos. Anualmente, dois jovens representantes de cada distrito são sorteados para participar de um reality show mortal. Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é um deles, que se vê obrigada a participar da competição para salvar sua irmã e conseguir a liberdade de seu povo.

ANÁLISE:

Vejo neste filme algo semelhante ao programa Big Brother, em que o vencedor é aquele que resiste às eliminações. A diferença é que aqui o "paredão" é uma disputa de vida ou morte.

Quem se atém a somente este aspecto do filme, com certeza irá descarta-lo. Novamente a ideia é ir além da imagem superficial e analisar os pontos positivos (se é que existem) da obra.

Primeiro temos que ver que a disputa dos "jogos vorazes" não é uma opção dos distritos, mas sim uma imposição do sistema governamental. Ainda, a "escolha" de cada competidor é feita por sorteio e não uma decisão de cada um, ainda que em alguns casos alguns eles podem se indicar.

Cada jogador está ali para representar seu distrito, mas com certeza sua maior preocupação é manter-se vivo. Afinal, como já colocado antes, não foi ele quem decidiu ir para a disputa (salvo algumas exceções). O que a personagem Katniss Everdeen fez no filme foi defender a sua pequena irmã, pois viu que ela não teria a menor chance no jogo e ela (Katniss) teria uma chance muito maior.

A atitude de Katniss foi praticamente levar ao pé da letra o que está em Jo 15, 13: “Não há maior amor do que doar a vida pelos irmãos”.

Ainda, o fato da protagonista ter que matar seus adversários para vencer a disputa, durante todo o filme é plenamente justificável como legítima defesa. Isso nos ensina o Catecismo da Igreja Católica:

§2264 O amor a si mesmo permanece um princípio fundamental da moralidade. Portanto, é legítimo fazer respeitar seu próprio direito à vida. Quem defende sua vida não é culpável de homicídio, mesmo se for obrigado a matar o agressor.

Desde o começo do filme não vemos a intenção dela em matar seus adversários, mas sim arrumar meios de se defender. Portanto seus atos são plenamente justificáveis.

O filme também apresenta uma relação de companheirismo entre Katniss e o outro competidor do Distrito 12, Peeta Mellark. Este último chega a se aliar aos demais adversários que querem elimitar Katniss (pois a consideravam um competidora muito forte), mas com a intenção de atrapalha-los. Ele faz isso por é apaixonado por ela e vê que assim poderia auxilia-la a se manter viva. Não foi algo planejado entre os dois, sendo uma decisão única e exclusiva dele.

Se deixarmos de lado um eventual preconceito pelo competição sangrenta, veremos que o filme nos apresenta valores muito importantes em situações difíceis, como a amizade, o companheirismo e o amor entre irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário