sábado, 30 de março de 2013

Vigília Pascal / Ano C


"Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo?" (Lucas 24,5).

30 de março de 2013.
Ano: C / Cor: Branco

Vamos dar uma ideia geral das leituras de hoje. A quantidade não permite aprofundamento. Estas leituras querem mostrar a caminhada de Deus com seu povo, trazendo libertação e vida 

PRIMEIRA LEITURA - Gn 1,1.26-31a 

Aqui temos a criação do céu, da terra, do homem e da mulher. Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, ou seja, com traços divinos. Deu-lhes com sua benção o poder da fecundidade, o poder de multiplicar-se e administrar a criação. E o que Deus fez era muito bom. 

SEGUNDA LEITURA - Ex 14,15-15,1 

Este trecho narra a libertação do povo da escravidão egípcia, através da passagem do Mar Vermelho. É Deus vindo ao encontro do seu povo escravizado e trazendo-lhe a libertação através de Moisés. Os egípcios reconhecem a ação de Deus nesta frase: “Vamos fugir de Israel, pois o Senhor combate a favor deles, contra os egípcios”. Tudo isto prefigura a vitória de Cristo sobre a escravidão do pecado, trazendo libertação e vida para todos os que crêem. 

TERCEIRA LEITURA - Is 55,1-11 

O povo, de novo, se afastou de Deus com seu pecado. Mas é só em Deus que o povo encontra abundância de vida. O profeta anuncia aqui a vida gratuita oferecida por Deus. Para isso é preciso apenas escutar a sua voz, e buscá-lo através de uma mudança de vida, pois Deus é generoso no perdão. Seus pensamentos, seus caminhos e misericórdia são totalmente diferentes dos pensamentos, caminhos e misericórdia do homem. Sua palavra fecunda e salvadora é comparada com a chuva e a neve que fecundam a terra. A Palavra de Deus sempre cumpre a sua missão. 

QUARTA LEITURA - Rm 6,3-11 

O apóstolo Paulo explica o significado da vida nova através do batismo. O batismo, mergulho na água, simboliza a morte para o pecado. Se com Cristo fomos sepultados na morte, com ele também devemos ressuscitar para uma vida nova. O sair da água, simboliza a ressurreição, a vida nova. Batizar jogando água sobre a cabeça da criança não deixa transparecer com tanta clareza este aspecto fundamental do batismo: mergulho que é a entrada na água (morte) e a saída da água (vida nova). A libertação que Cristo alcançou para nós através da cruz, nós a acolhemos através do batismo. 

EVANGELHO - Lc 24,1-12 

Dia de domingo. As mulheres vão ao túmulo com perfumes e bálsamos, que elas prepararam na sexta-feira (cf. Lc 23,56), para ungir o corpo de Jesus, pois seu corpo havia sido sepultado às pressas. Estamos percebendo muito amor, mas pouca fé, pois Jesus havia anunciado sua ressurreição ao 3o dia. De fato, não encontraram o corpo do Senhor e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Dois anjos aparecem e anunciam que Jesus está vivo, ressuscitou, segundo o que ele mesmo havia anunciado na Galileia. Elas anunciam esta “boa nova” aos onze apóstolos e a todos os outros discípulos, mas eles não acreditam nelas. Pedro, porém, na mesma hora, foi ao túmulo. Viu apenas os lençóis de linho. Isto significa que o corpo de Jesus não fora roubado. “Então, Pedro voltou para casa, admirado com o que havia acontecido”. Pedro ficou admirado, mas o texto não fala que ele acreditou. É claro que ele acredita depois que Jesus aparece a ele sozinho (v. 34), e junto com os outros (vv. 35ss), quando Jesus até mesmo comeu um pedaço de peixe com eles (v. 43). Todo domingo celebramos a Ressurreição do Senhor. Qual é a vibração da sua fé?

Nenhum comentário:

Postar um comentário