domingo, 28 de abril de 2013

Homem de Ferro 3



Chega ao cinema o terceiro filme da série "Homem de Ferro", mais um blockbuster que certamente fará sucesso e grande bilheteria. Ação, piadinhas, romance, um personagem cativante ... mas o que o PdF tem a ver com isso tudo??? Bom, vamos falar um pouquinho do filme e ver onde chegamos.

Sinopse

Homem de Ferro 3 coloca Tony Stark/Homem de Ferro contra um inimigo sem limites. Quando Stark tem sua vida pessoal destruída, ele embarca em uma angustiante busca pelo responsável. Nessa jornada, a cada nova etapa, sua coragem será testada. Sem saída, Stark precisa sobreviver com seus próprios recursos, confiando na sua engenhosidade e instintos para proteger as pessoas próximas a ele. No contra-ataque, descobre a resposta para a pergunta que secretamente o atormentava: o homem faz a armadura ou a armadura faz o homem?

É um filme de ação muito interessante, mas que nos traz um assunto muito importante: os limites da ciência. Sabemos que a ciência em si não é má e que muito pode auxiliar a humanidade a alcançar curas e benefícios para todos, mas também é incontestável que é necessário que ela seja usada de forma consciente e em prol do homem, e não que o homem fique em prol dela.

O Papa Bento XVI, durante viagem apostólica a Madrid por ocasião da XXVI Jornada Mundial da Juventude, ao se encontrar com professores universitários, assim se manifestou.
(...) Como se sabe, quando a mera utilidade e o pragmatismo imediato se erigem como critério principal, os danos podem ser dramáticos: desde os abusos duma ciência que não reconhece limites para além de si mesma, até ao totalitarismo político que se reanima facilmente quando é eliminada toda a referência superior ao mero cálculo de poder. (...)
Muitos ainda defendem um uso sem limites da ciência, imaginando que isso seria a melhor coisa para a sociedade. Infelizmente não é, pois a história já demonstrou diversos casos em que a ciência causou grandes estragos, ainda que não tenha sido seu objetivo inicial.

Para fazer uma simples demonstração de que o uso da ciência pode ocorrer ser mudado para algo muito danoso, basta lembrar da frase de Wernher von Braun:
(...) O foguete trabalhou perfeitamente exceto que ele aterrissou no planeta errado. (...)
Sua intenção era criar um foguete para ir para o espaço, mas sua invenção foi usada como arma bélica na 2ª guerra mundial. Este foi um exemplo de tentativa de usar a ciência imaginando um fruto, mas que a "humanidade", na sua ânsia de poder, usou para outros fins.

O filme vem nos apresentar este debate, até que ponto o avanço científico pode ser feito a qualquer custo? Vá ao cinema, veja o filme, divirta-se, mas não deixe de refletir sobre este assunto tão importante e que é colocado para o espectador de forma bem clara. ·

Nenhum comentário:

Postar um comentário