
De viciado apaixonado por motos e armas, Childers se transforma num pregador que não hesita em usar uma metralhadora contra o exército rebelde do Sudão, para salvar crianças órfãs. Chefiados pelo cruel Joseph Kony, os soldados do LRA saqueiam,estupram, incendeiam vilas e sequestram meninos ao norte de Uganda e ao sul do Sudão. Deixando na América sua esposa Lynn, a filha Paige e uma empresa de construção, Childers constrói e mantem um orfanato para abrigar 300 crianças órfãs.
Diz o Catecismo da Igreja Católica (2265): "A legítima defesa pode ser não somente um direito, mas um dever grave, para aquele que é responsável pela vida de outros. Preservar o bem comum da sociedade exige que o agressor seja impossibilitado de prejudicar a outrem. A este título os legítimos detentores da autoridade têm o direito de repelir pelas armas os agressores da comunidade civil pela qual são responsáveis."
Normalmente cabe ao Estado conter os comportamentos anti-sociais. Por não ser um "legítimo detentor da autoridade", fica mais complicada a situação de Sam Childers, mas sua luta pelo bem da comunidade dos menores africanos é inequívoca. Evitar as armas seria recusar ajuda a inocentes em perigo. Sua ação salvou vários meninos e meninas e o orfanato "Angels of East Africa" resgatou mais de 1000 crianças desde sua fundação.
Ter um diretor espiritual ajudaria a desenvolver e aperfeiçoar a personalidade do ex-motociclista nessa cruzada tão perigosa. Sam não era um converso feliz, em paz com sua consciência, um marido ou pai ideal. Essa é a construção do personagem feita por Gerard Butler e deve ser fiel à autobiografia de Childers, Another Man's War. O verdadeiro Childers atesta que mais de 70% do que aparece no filme é real. Tomara que, atualmente, ele esteja mais tranquilo e presente na vida da família. Quanto à pergunta inicial de Donnie, já foi respondida ao bom ladrão há 2000. "Jesus, lembra-Te de mim quando vieres no teu Reino", ao que Cristo respondeu"Eu te garanto, hoje mesmo estarás comigo no Paraíso." (Lc 23, 42-43) ·
Nenhum comentário:
Postar um comentário